-
Arquitetos: NAMELESS Architecture ; NAMELESS Architecture
- Área: 3095 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Rohspace / NAMELESS
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Igreja RW Concrete está localizada em Byeollae, um bairro recém-desenvolvido perto do nordeste de Seul, Coréia. Ela evoca um sentimento, não de uma cidade já concluída, mas de um edifício num novo cenário em algum lugar entre a natureza e a artificialidade, ou entre a criação e a extinção. A igreja, que fará parte do novo tecido urbano, se concretiza através de um fluxo de espaços consecutivos com base na forma simples, programas e propriedades físicas únicos.
A utilização de volumes simples e um único material adaptado ao local evoca uma série de desejos criados na zona recentemente desenvolvida. O concreto, que é tanto uma estrutura quanto um material de acabamento básico para a construção, indica uma propriedade que transpassa por toda a igreja, e, ao mesmo tempo, uma substância firme que agarra a gravidade do solo em que se encontra, o que é contrário em conceito de abstração. O concreto revela sua solidez como uma metáfora para os valores religiosos que não são facilmente alterados em uma era de imprevisibilidade. Além disso, a cruz como um símbolo religioso substitui uma enorme torre de sino e está integrada com a propriedade física do edifício através do espaço vazio na parte superior da escada. O símbolo minimizado implica na tensão interna do espaço.
A primeira coisa que se encontra ao entrar no edifício é o pátio de concreto vazio no piso térreo. Este é um espaço flexível que funciona como uma área de interação com a comunidade e ao mesmo tempo acomoda vários programas religiosos. No momento em que você se acostuma com a escuridão ao passar pelo pátio vazio e ao subir os três andares de escadas fechadas, você encontra um espaço cheio de luz. Este espaço interno tem uma estrutura em balanço com a saliência de 6,9 m, e é passagem obrigatória para chegar até a capela. Este espaço em balanço é uma transição tanto física quanto espiritual que conecta a vida diária com a religião. A capela cria uma sensação de paz com um único espaço, usando uma inclinação não tão íngreme, evocando a sensação de assistir a um culto em uma colina baixa. A luz difusa brilhando através do clerestório comprido e estreito abraça toda a capela e dá força ao espaço estático.
The first thing encountered upon entering the building is the empty concrete yard on the ground floor. This is a flexible space that acts as a venue for interaction with the community while also accommodating varying religious programs. By the time you become accustomed to the dark as you walk past this empty yard, and climb the three stories of closed stairs, you come face to face with a space full of light. This interior space has a cantilever structure protruding 6.9m, and you must pass through this hall before entering the chapel. This cantilevered space is a physical as well as spiritual transition that connects daily life with religion. The chapel creates a sense of peace with a single space, using a slope that is not so steep, evoking the feeling of attending a worship service on a low hill. The subdued light gleaming through the long and narrow clerestory embraces the entire chapel and lends vigor to the static space.